Skip to main content
Aplicações da soldagem

Aplicações da soldagem: conheça quais são!

No mundo da indústria, as aplicações de soldagem são variadas. Tratando-se de união permanente de metais, ela atua com qualidade, durabilidade e maior desempenho para diversas necessidades. 

Para que isso seja possível, são utilizados técnicas e equipamentos cada vez mais modernos. 

Eles permitem a operação em pequenas oficinas e serralherias e até em grandes indústrias, como a da construção naval, civil, aeroespacial, automobilística, entre outras.

Acompanhe neste texto as principais aplicações da soldagem e entenda a importância dos equipamentos certos em cada uma delas. Vamos lá?

Soldagem na indústria: qual é a sua importância?

Soldagem na indústria

A soldagem é responsável pela união de dois ou mais materiais metálicos, seja de mesma característica ou não. Portanto, é considerada a técnica mais eficiente de união permanente. 

Com isso, equipamentos pesados, peças e estruturas diversas podem ser fabricadas, visando sempre uma união resistente e duradoura.

Aliados à automação industrial, o uso de fontes inversoras de soldagem, consumíveis e tochas de solda de qualidade permite a produção de processos fortes e duráveis, capazes de suportar condições operacionais extremas.

Em entrevista para o portal A Voz da Indústria, Celso Franzotti, coordenador do curso de Mecânica da FATEC, destacou que a soldagem é um dos principais processos produtivos realizados em processos fabris.

A soldagem é utilizada na montagem de diversos equipamentos, desde uma pequena placa de circuito integrado até uma caldeira de biomassa de várias toneladas”.

Nesse sentido, além da alta durabilidade, resistência e segurança agregada aos metais, os processos de soldagem são muito flexíveis. Eles atendem às necessidades de muitos setores nas indústrias. 

Aplicações da soldagem na indústria

Os avanços da tecnologia confirmam a importância da soldagem nos variados tipos de indústrias. O desenvolvimento de modernas técnicas garante eficiência e precisão, com produtividades e qualidades aprimoradas.

Mas quais são as aplicações da soldagem na indústria? Acompanhe a seguir:

Soldagem na indústria automotiva

A indústria automotiva é uma das grandes usuárias dos diferentes tipos de solda. Ela fabrica desde pequenos componentes até grandes peças de veículos, como chassis e carrocerias.

Entre os processos mais comuns, a soldagem a arco elétrico, como MIG/MAG e TIG, se destaca, bem como a soldagem a laser.

A TIG, por exemplo, produz soldas ideais para atender estanqueidade de tubos e qualidade estética do segmento. Dessa forma, conferindo trabalhos de excelente qualidade e integridade. 

Já a MIG/MAG proporciona juntas extremamente resistentes, ideais para estruturas metálicas dos mais variados tipos.

Soldagem na indústria da construção e engenharia civil

Nas áreas ligadas à construção e à engenharia civil, a solda é também muito adotada, principalmente na fabricação de estruturas metálicas, pontes, edifícios e demais projetos de grande porte.

Na fabricação de estruturas, por exemplo, a soldagem une vigas de aço, colunas e outros componentes, formando o “esqueleto” de edifícios, pontes e outras estruturas.

No setor, a soldagem MIG/MAG é o tipo mais comum. Ela permite a rápida união das malhas e vergalhões, criando estruturas sólidas, duráveis e resistentes.

Soldagem na indústria de energia

Nos setores energéticos, como os destinados à geração elétrica e nuclear, as aplicações da soldagem são vitais! Elas são necessárias na fabricação de turbinas, caldeiras, trocadores de calor e tubulações diversas.

Também são demandadas na manutenção destes maquinários e seus componentes. Com isso, garantem a integridade estrutural e a eficiência desses sistemas durante a geração energética.

Para a realização destes processos, a soldagem MIG/MAG, TIG e eletrodo revestido permitem a fabricação e reparos de equipamentos, mantendo-os robustos, seguros e confiáveis.

Soldagem na Indústria de óleo e gás

A indústria de petróleo e gás é outro setor onde as aplicações da soldagem são comuns. São adotadas para fabricar peças de perfuração, plataformas offshore, tubulações e estruturas submarinas.

Por serem ambientes extremos, a união das peças deve ser muito eficiente, íntegra e durável no segmento. Somente assim garante-se uma operação segura.

Logo, diferentes métodos são empregados no segmento com base em requisitos e materiais específicos. 

Nesse meio, as soldas precisam ser de extrema qualidade. Ou seja, contar com a aplicação de eletrodos revestidos especiais, alto volume de soldagem TIG e aplicação de soldagem MIG/MAG.

Soldagem na construção naval

Soldagem na construção naval

As aplicações da soldagem na indústria naval englobam desde a construção até os reparos de embarcações.

O processo deve unir chapas com o máximo de eficiência, criando estruturas sólidas e estanques, exigência central no setor marítimo.

As técnicas de soldagem TIG garantem soldas precisas e de alta qualidade. Já o corte a plasma permite o corte preciso e eficiente de componentes de aço durante a construção e reparo de navios.

Importante destacar que o ambiente marítimo está envolto em desafios, incluindo corrosão por água salgada, cargas dinâmicas e variações de temperatura. Isso exige uma seleção cuidadosa de procedimentos e materiais de soldagem.

A preparação da junta, limpeza e tratamento de superfície também merecem atenção para obter soldas duráveis. Além disso, é obrigatório seguir a NR 34, que trata do tema.

Soldagem na indústria aeroespacial e de aviação

A soldagem é fundamental na fabricação e manutenção de aeronaves, motores e componentes aeroespaciais.

Nesses setores, a junta soldada oferece rigidez, simplicidade, baixo peso e alta resistência. Essas são características fundamentais para o segmento.

Várias técnicas são utilizadas, como o arco elétrico, TIG e o laser. Elas são empregadas para garantir a integridade estrutural e a segurança de aeronaves. 

De passes para aumento de rigidez até grandes cordões de solda com elevado padrão de acabamento.

Soldagem na indústria metalúrgica

Soldar diferentes peças é um processo muito comum na indústria metalúrgica. Afinal, permite a produção de equipamentos diversos, utilizados em segmentos como:

  • Alimentos e bebidas: tanques de armazenamento e máquinas de envase;
  • Papel e celulose: equipamentos de grande porte, com destaque para calandras e secadores;
  • Química e de processamento: maquinários resistentes à corrosão, como reatores e trocadores de calor;

Geralmente, os processos de soldagem baseiam-se em MIG/MAG, TIG e eletrodo revestido. 

Cada processo é aplicado a sua necessidade na construção do produto. Eles permitem a criação de estruturas, máquinas e equipamentos resistentes ao desgaste e ao ambiente severo.

Tenha os melhores equipamentos e acessórios à disposição da sua indústria!

melhores equipamentos e acessórios

As técnicas e processos de soldagem são essenciais em diversos setores, permitindo a união permanente de peças metálicas. 

Quanto mais avançada a tecnologia da fonte inversora de soldagem, maior a qualidade da solda. Logo, geram valor agregado para o produto acabado, com o máximo de eficiência de processo.

Assim, para aliar qualidade, eficiência e segurança, sua empresa deve ter os melhores equipamentos à disposição, como fontes inversoras de soldagem e seus acessórios.

Neste contexto, você deve conhecer as soluções da Balmer! Possuímos o que há de melhor para atender a demanda de diferentes aplicações da soldagem, inclusive a sua! Também oferecemos assistência técnica de qualidade.

Clique no botão abaixo, baixe o catálogo e conheça nossas soluções!

Baixe agora nosso catálogo!